top of page
Buscar
  • Foto do escritorProreabilitação

Porque implementar um Programa de Saúde Mental Corporativo?

A constituição da OMS afirma: “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. Assim, a saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais ou deficiências.

“Durante nossa vida adulta, uma ampla proporção do nosso tempo é gasta no trabalho. Nossa experiência no local de trabalho é um dos fatores que determinam nosso bem-estar geral” (OMS). Na medida em que os mercados se tornam mais complexos, competitivos e dinâmicos, novos e maiores desafios são impostos às organizações. Com isso, aumenta-se a exigência de altos níveis de desempenho o que pode acarretar em sofrimento mental.

Os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de perdas de dias de trabalho no mundo.

Segundo a OMS, as intervenções de saúde mental precisam ser entregues como parte de uma estratégia integrada de saúde e bem-estar que cubra prevenção, identificação precoce, apoio e reabilitação. A OMS lembra ainda que as organizações têm responsabilidade de apoiar indivíduos com transtornos mentais tanto para continuar como para retornar ao trabalho.

Por este motivo, o cuidado com a saúde mental (especialmente no ambiente de trabalho) tem sido um tema de crescentes discussões em empresas. Com isso, a necessidade de se elaborar um programa de saúde mental corporativo com uma metodologia objetiva diante dos diferentes problemas de saúde mental nas empresas, auxiliando o seu manejo e a sua prevenção.



 

Odineia Mesquita - Psicóloga, Psicanalista, Assistente social. Especialista em Saúde Mental, Pós Graduada em Gestão de Pessoas, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, com Certificação em Gerenciamento de Estresse pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) e Portland State University. Vasta Experiência em Gestão de Absenteísmo, Intervenções Comportamentais no Trabalho, Gestão de Programas de Saúde e Qualidade de Vid

26 visualizações0 comentário
bottom of page